EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares.
Uma abordagem terapêutica que permite acelerar o tratamento de um grande número de patologias e problemas de auto estima relacionados a experiências traumáticas do passado e condições adversas do presente.
Quando acontece um evento perturbador, ele pode ficar bloqueado no cérebro com a imagem original, sons, pensamentos, sentimentos e sensações corporais, podendo conter uma combinação de elementos da realidade e também de fantasias, produto dos nossos sentimentos que colocam símbolos inconscientes na experiência vivida.
O EMDR parece estimular a informação permitindo que o cérebro processe a experiência. Isto também pode ser o que acontece no sono REM (onde se acredita também que seríamos capazes de processar a nível inconsciente experiências traumáticas do cotidiano) ou sono de sonhos – os movimentos oculares (sons, toques) podem ajudar a processar o material inconsciente.
É o seu próprio cérebro quem estará fazendo mudanças favoráveis para sua saúde, e você é quem está no controle, o tempo todo.
Magda Pearson
Todas as experiências que vivemos são armazenadas no cérebro num circuito integrado entre:
- Tálamo – Reatividade emocional
- Hipotálamo – Comportamentos motivados como: regulação térmica, sexualidade, combatividade, fome e sede
Já as emoções nas partes laterais: o prazer e a raiva.
- Nas partes medianas – Aversão, desprazer, gargalhada incontroláveis
- Giro Cingulado – Principal feixe nervoso ligando os dois hemisférios cerebrais (odores, visões sem memórias agradáveis, dor e comportamento agressivo
- Hipocampo – Memória
- Amigdala – Amizade, amor e afeição, exteriorização do humor, estados de medo e ansiedade
- Tálamo – Reatividade emocional
- Tronco Cerebral – Reações emocionais – apenas respostas reflexas- mecanismos de alerta, ciclo vigília-sono
- Núcleo dos Pares Cranianos – Alterações fisionômicas dos estados afetivos : raiva, alegria, tristeza, ternura
- Área Tegmental Ventral – Na parte superior do troco: sensações de prazer – orgasmo
- Septo – Centro do orgasmo
- Área Pré-Frontal – Gênese e expressão dos estados afetivos
- Lobo Frontal – Funções superiores, tomadas de decisões, soluções de problemas, planejamento
- Lobo Parietal – Recepção e processamento das informações sensoriais do organismo
- Lobo Occipital – Visão
- Lobo Temporal – Memória, emoção, audição e linguagem
Quando um indivíduo é estimulado através da EMDR, está necessariamente, invocando suas memórias cerebrais em relação às suas emoções e resignificando inconscientemente e no estado de vigília (acordado). O que promove uma sensação de segurança e autocontrole. Mas não deixa de acessar seus “traumas” que podem e devem ser resignificados e desta forma tornando a vida do individuo menos travada em sentimentos e sensações limitantes.
É basicamente um trabalho neural, associado ao trabalho psicológico que dinamiza os processos emocionais internos. A percepção da mudança pode ocorrer: durante o processo ; em sonhos que elaborará os traumas com mais ferramentas; ou durante seu dia a dia com mudanças de comportamentos significativos.