EMDR - A psicologia evoluiu
Angela Carero

Angela Carero

Psicóloga - CRP 06/34037-4
Facebook
WhatsApp

EMDR – A psicologia evoluiu

Esta nova forma de tratar traumas emocionais tem sido matéria de muito estudo por todo o mundo científico, pois seus resultados são fascinantes. Traumas como: perdas, luto, bullying, abuso, doenças psicossomáticas, fobias, medos, ansiedade, depressão, agora, tem cura!

O trauma deixa de machucar o indivíduo, restando apenas uma cicatriz no lugar da ferida. Não dói mais! Parece mágica?! Quase isso. Francine Shapiro, psicóloga norte-americana descobriu esta forma – através dos movimentos rápidos oculares – de dessensibilizar as dores emocionais quando tratava dos soldados que vinham traumatizados após a Guerra das Ilhas Malvinas. As pessoas mudam a ciência muda, tudo está em evolução, toda ciência evolui, também a saúde no campo da psicologia, agora associada a neurociência

O princípio básico desta técnica é utilizar o poder de resiliência do nosso aparelho emocional que consiste em fazer o caminho inverso dos sonhos. Quando dormimos, sonhamos, mas nem todo mundo se lembra de que sonhou. Durante o sonho os olhos se movimentam muito rapidamente (sono REM) acompanhando o que está acontecendo. O sonho serve para que nosso psiquismo de forma simbólica “resolva” os problemas do dia-a-dia ou traumas profundos, por isto sonhos recorrentes, inusitados e até pesadelos.

Com o EMDR se faz o caminho contrário: usando os sentimentos, emoções, sensações e lembranças traumáticas, indo diretamente na dor emocional, dessensibilizando e depois reprocessando. Por exemplo: alguém que sofre dolorosamente por um trauma de infância por muito tempo (mesmo que tenha compreendido cognitivamente), com a técnica do EMDR, deixa de sofrer e continua sua vida sem dor, com a lembrança, mas sem dor! EMDR não é hipnose é psiconeurologia.

Fantástico não? Com pouco tempo de trabalho em terapia, resultados rápidos. É claro que depende de cada indivíduo, mas todos têm a capacidade de autocura. Muitos pacientes já passaram por minha clínica e em uma única sessão, já saíram muitíssimo aliviados de suas dores. Quem mais está exposto ou sensibilizado emocionalmente, mas facilidade de cura tem!

O EMDR usa em outras palavras, o poder de resiliência do indivíduo para livrar-se das dores emocionais. É um processo que usa os movimentos rápidos dos olhos, ou tapping (ambos os movimentos bilaterais) e a interpretação auspiciosa e real dos aspectos psíquicos envolvidos na questão.

Acredito que logo esta técnica irá se expandir também aqui no Brasil, pois muitos colegas sabem que ajudar uma pessoa a ser curado de sua dor emocional o mais rápido possível é mais importante que remoer seus problemas meses a fio sem resultados eficientes. Quem sofre tem pressa!