Conceito Psicossomática

Conceito Psicossomática

O conceito de Doença Psicossomática está associado à Patologia geral e à vida psíquica consciente e inconsciente. Entretanto, dada à natureza obscura desta inter-relação, há a necessidade de definições precisas para este termo. As noções mais usuais podem ser agrupadas em três categorias:

1. A expressão psicossomática é empregada para designar sintomas ou síndromes funcionais em que a unidade patológica se constitui de uma expressão fisiológica e uma expressão psicológica manifestamente associada. Trata-se de fenômenos físicos expressivos de estados emocionais. Exemplos: náuseas, vertigens, espasmos, etc.
    2. Este termo se aplica para descrever as doenças como expressões de um perfil particular de personalidade ou de conflitos psicológicos. Exemplos: asma brônquica, hipertensão arterial, colite ulcerativa. É nesta perspectiva que os primeiros psicossomatistas conceituavam as clássicas doenças psicossomáticas.
    3. A Psicologia Psicossomática pode ser entendida como uma concepção da Medicina, cuja tendência é compreender a doença como uma manifestação do corpo como um todo. Dentro desta perspectiva, a atitude psicossomática transcende a noção de uma etiologia específica e articula-se com todas as dimensões dos seres humanos: psicológica, cultural, social, moral, física entre outras.

Esses diversos aspectos aparecem numa interação complementar de modo que variações em um deles repercutem sobre os outros. Assim, as noções de psicogênese e somatogênese ficam sem sentido. Este enfoque propõe mudanças nas concepções de etiologia e de descrições das doenças, assim como nas noções que orientam a prática médica.

O observador, agora, ao fazer a coleta de dados relacionados com a história da doença, não pode mais negligenciar as informações sobre a família, relações sociais, amorosas, reiterando, assim, a doença de uma concepção acidental para compreendê-la em seu novo e verdadeiro significado.

Contudo, o médico atende as necessidades do paciente referente à doença manifesta e delega com propriedade ao psicólogo o cuidado com os aspectos psicológicos, pois este está mais preparado a atender as queixas inerentes da história da doença.

Desse modo, é através de seu método que a Psicologia e a Medicina vão poder assimilar os problemas de doenças atuais, como a noção de crise e de limiar a importância dos fatores de defesa ou de imunidade.